segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Eu acredito na UPA

Desde os meus 12 anos freqüento a Igreja Presbiteriana. E como presbiteriano sou acostumado com o sistema de sociedades. Tive minha conversão na adolescência e por isso a sociedade que eu mais amo e aposto é a U.P.A “união presbiteriana de adolescentes”, sem desmerecer as outras é claro, todas tem a sua função no reino, mas dentro do meu coração existe o grande desejo de fazer tudo pelos adolescentes.

Deus tem me dado oportunidades de conhecer algumas Igrejas pelo Brasil, e o que mais me assusta é o despreparo dos lideres que trabalham com essa sociedade, e a desconsideração da liderança para com os adolescentes. O lema é mais adotado pelos lideres é mais ou menos assim “ faz qualquer coisinha que já esta bom”.

Os adolescentes são chamados de aborrecentes, o que até hoje não entendi o porquê! É claro que esta fase é complicada, fase de descobertas físicas, fase de escolhas, fase muito decisiva para todos. E justamente por isso é que eu vejo que os lideres deveriam atentar mais ainda para esses nossos adolescentes, para que eles tenham uma formação Cristã, não nominal e sim, autêntica.

Penso que os adolescentes são o futuro da Igreja, e tenho para mim que a Igreja deveria dar muito mais atenção para eles do que dão. Muitos dizem que a criança até os seus 3 ou 4 anos já define o seu caráter, quem sou eu para discordar. Mas no que se refere à Igreja, penso que é na adolescência que a pessoa vai mesmo se firmar nos caminhos do Senhor ou não.

Um exemplo simples para isso: Basta você olhar para os jovens de sua Igreja, se é que ainda existem por lá. Muitas das crianças que corriam entre os bancos de nossas Igrejas, e na adolescência paqueravam em todos os acampamentos, estão hoje na faculdade “kurtindo a vida”, usando drogas, fazendo sexo, ou seja, Kurtindo e aproveitando tudo o que não puderam aproveitar em toda sua vida, e por quê?

O que foi ensinado para eles são apenas regras de vida, regras de sim e de não, que muitas vezes até aprendemos, porem não vivemos. Regras que tentaram lhes rotular, mas não transformaram suas vidas. O que foi falado para eles e para mim quando crianças e adolescentes foi “ não façam isso, não façam aquilo, ou façam isso, façam aquilo. O que infelizmente acontece até hoje, um ensino de regras chatas sem a essência, o que mantêm nossas crianças e os nossos adolescentes dentro da Igreja, entretanto longe de Cristo. Dentro da instituição e fora do reino.

Muitas vezes o erro já vem de dentro dos próprios lares, onde muitas vezes os pais sonham com o esperado fim de semana, pois tem programação na Igreja e, pela graça de Deus, eles vão ter um tempo a sós. Com isso programações às sextas ou aos sábados têm virado um, playground, um lugar qualquer onde os pais levam os filhos e depois voltam para buscar, e a recomendação é pra que demore muito, para dar tempo de ver um bom filme e comer em um restaurante. Poucos pais se preocupam com o que o filho aprende na Igreja, o importante mesmo é cuidar de seus filhos, fazer programação toda semana, ter um lanchinho pra eles, e um refrigerante. Não julgo acontecer isso em sua casa, e não tenho a intenção de te atacar, mesmo assim vejo que isso tem acontecido em muitos lares Cristãos. Se você for uma exceção ficarei muito feliz.

O legal é que eu sei que nenhum pai vai entrar no meu blog, no máximo o meu, e mesmo que se um pai entrasse provavelmente ele vai saber que errou, talvez ainda erre, mais dificilmente dará seu braço a torcer, pois parece que pai nunca erra né? Às vezes eles se preocupam mais com o que os outros vão pensar do que o caminho correto para a vida de seus filhos. Talvez você pai me diga, “você diz isso porque ainda não tem filhos”, eu sou obrigado a concordar com você, mais pretendo ser um bom pai, se Deus me conceder essa graça. E também escrevo sobre isso porque graças a Deus essa não é a realidade que eu vivo com meus pais, pelo contrario os considero modelos para a criação de meus filhos, e também para os seus. Agora se o seu pai é assim, ore por ele e não guarde rancor, por que mesmo assim ele te ama muito, e quer o melhor para você, ele só esta errando um pouco em como te demonstrar isso, mais ele te ama, e ama MUITO.

O que eu quero dizer é que algo está errado, você que é líder, conscientize seus adolescentes a viver na essência que Jesus nos transmitiu. Mostre a eles um jeito legal de ser cristão, mostre a eles a função de ser luz no mundo, mostre a eles que são missionários e que pra isso precisam estar infiltrados no mundo, lembrando das palavras de Jesus em Lucas 8:16 que fala que ninguém depois de acender uma vela coloca debaixo de uma cama, pelo contrário coloca em cima do velador afim de que todos que entrem vejam a luz. Sendo assim ensine o caminho em que eles realmente devem andar.

Você que é adolescente, busque a cada dia mais os planos de Deus para a sua vida, eu sei que você tem um dom especifico, algo que Deus preparou para você, busque e vai encontrar. Mas entendo também que o chamado de pregar o evangelho a todo o mundo e fazer discípulo é um chamado pra todos, sendo assim meu amigo´a´, você é um missionário’a’, de tempo integral, talvez não faça um curso de missão e nem vá para outro país, mas o lugar onde você esta inserido é o lugar que Deus preparou para você e é ai que você deve fazer a diferença. Você tem uma missão!

Você que é jovem, se esta bem com Deus, continue assim e Deus vai te honrar. Se esta meio perdido, relaxa... Jesus perdoou o ladrão na cruz, por que não iria te perdoar? A grande moral é que você realmente se arrependa e volte para os caminhos do Senhor, com certeza Deus esta esperando a sua volta, e se isso acontecer hoje eu tenho certeza que Ele irá te mostrar que é um pai amoroso (leia Lucas 17). Errando muito ou pouco, ninguém é merecedor da graça de Deus, de qualquer maneira não somos merecedores. Mais Deus te ama muito e quer estar com você, não desista, não olhe para trás e como disse Paulo em Filipenses 3:13b-14 “ Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus”.

E que Deus nos abençoe para que todos possamos entender o chamado que Ele tem proposto para nossas vidas, e que nós lideres possamos realmente entender o nosso trabalho, e nos empenhar ao máximo para a glória de Deus.

Daniel Martins Coelho.

20 comentários:

  1. Aaahh meu irmão, FALO TUDO!!
    Você sabe o quanto eu amo a UPA tb, afinal foi lá que eu realmente aceitei Jesus no Meu coração...
    E lá eu conheci outros adolescentes que, eu creio, têm um potencial enooorme pra servir a Deus!
    Ao contrário de muitos, assim como vc, eu acredito na capacidade da nossa geração e luto pra que a gente faça o nosso melhor!

    Esse texto me animou em!! To mais confiante em mim mesmo aheuaheuh o/ Valeu a pena fica acordado pra ler heauehuh

    Abracao Fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Boaa dani..mto bom mesmo cara..Graças a Deus meus pais, sempre me mantiveram na igreja...e eu sempre gostei disso..e levei Deus a sério..A base do carter do cristão é a fase dos 12 aos 18...passando por isso e se mantendo firme, pensaremos muito melhor antes de cometer algum pecado, ou cair em tentação...A vida com Deus é bom melhor do que todos podem imaginar! :)

    ResponderExcluir
  3. Quem falou que pais não leêm o seu blog?????????? Tb acredito que os adolescentes são o futuro da igreja. Por isso que nos deixa felizes tê-los conosco em casa. Que Deus possa cntinuar te abençoando para vc continuar a ser um lider para a UPA de Americana. beijo com carinho. Lolô

    ResponderExcluir
  4. Mandou muito bem, como sempre Dani.. e sim, as pessoas tem que acreditar nos adolescentes (nós :P)
    Que Deus continue te abençoando amigo!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo muito a upa veio vc faloo tudo como o Duh falo
    Na upa foi o lugar onde eu senti a presença de Deus agindo em minha vida foi maravilhoso

    Texto otimo dani
    abraços brother ;DD

    ResponderExcluir
  6. Isso ae Daniboy... essa é uma preocupação presente que garante o futuro...!

    Eu tb gosto demais dessa UPA!
    Oro a Deus para que ela cresça cada vez mais, e para que haja sempre um entrosamento maior entre todos.. união e convivência de verdadeiros irmãos em Cristo, seguindo os Seus passos e trazendo mais e mais adolescentes a trilhar juntos essa caminhada...!

    UPA lindinhaaa... Deus abençoe cada um de vcs e seus líderes tb!!!

    Bianca P.
    =D

    ResponderExcluir
  7. isso aí veio, que a UPA continue sendo uma benção nas nossas vidas; e UPA NELES !!! ;D

    abraço Dani, te curto muito djow

    Vitor.

    ResponderExcluir
  8. valew ai galera, só uma correção. no penúltimo parágrafo eu falo para lerem Lucas 17, leiam também Lucas 17, mais no texto eu me refiro a Lucas 15... okey? abraço

    ResponderExcluir
  9. Cara, o mundo precisa de líderes apaixonados desta forma. Ver seu ministério é totalmente inspirador pra todos nós...minha oração é que vc continue sendo esta voz profética em nosso meio, acredito no seu trabalho e estou dentro meu irmão, querido amigo Dani.

    ... Michael Fassheber

    ResponderExcluir
  10. É isso ai Dan, agradeço a Deus porque minha mãe sempre me levou na igreja evangélica, mesmo meu pai sendo da catolica-nada contra, mas aquelas imagens me dao medo- e por sempre tentar me ensinar os caminhos de Deus, e não tratando a igreja como um playground, e sim como uma forma de aprendizagem muito importante na vida.Porque sem esses fundamentos, e sem Jesus não somos nada.
    E fico feliz em saber que você se preocupa e ama tanto assim a Upa, alguém que veio 'de fora' e que agora é esse irmao tao firme em Cristo.
    ;*

    ResponderExcluir
  11. Dani mtu bom... gostei mtu mtu msm...
    realmente é na adolescencia principalmente que conhecemos a Deus e vemos a mao de Deus operando em nossas vidas e nos livrando dos lamaçais...
    vou so deixar um versíclo que eu sempre me lembro e ate ja falei pra vc Dani...
    "Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno" 1Jo 2.14b
    bjus

    ResponderExcluir
  12. eai... mto bom...
    realmente.. é um departamento muitas das vezes mal visto pela igreja.. e até mesmo por jovens , a começar de mim..
    mas hj estou na igreja.. pq na adolecencia fomos tratados mto bem na igreja e tal..
    mas ta ai o recado..
    q Deus tenha misericordia dos jovens..
    abraço!!

    ResponderExcluir
  13. oiiiiiiii Dani........
    que Deus continue abençoando sua vida e seu ministerio!!!!que vc cresça cada dia mais no Senhor Jesus,sei do amor especial que vc tem pelos adolescentes, escreveu bem ,Deus continue abençoando.
    bjos t+.

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    gostei muito do post.
    não conheço a UPA, mas ainda conhecerei!
    Falou TUDO! Eu realmente creio que é essa geração tem um potencial enorme pra mudar o mundo! Pena que as pessoas não investem nisso! No lugar de apoiarem, ajudarem, amaldiçoam.
    Ma nosso Deus é maior! e Ele confia em nós! Afinal, ELE NOS ESCOLHEU! o/
    Gostei muito do blog
    que Deus te abençoei muito.

    ResponderExcluir
  15. Uaaaal gostei muito ;D
    super bacana tudo que disse :)
    Devemos mesmo buscar os planos de Deus para nossas vidas!
    e sim, todos temos uma missão!!!
    é como a velha e conhecida frase diz:
    “Evangelize sempre, se necessário use palavras.”
    ^^nosso testemunho deve 'impactar' vidas, temos que buscar ser o reflexo de Jesus sempreee!!!
    "somos o sal da terra e luz no mundo!"

    Que Deus te ilumine sempreee :)

    ResponderExcluir
  16. ahh que supeer esse post...
    o Eduardo que me indicou esse blog e gostei mtooo :D heheh
    e realmente é lamentável a gente ver líderes que não buscam se aperfeiçoar, muitas das vezes ignoram certas atitudes dos jovens porque infelizmente agiriam da mesma forma...
    e concordo plenamente contigo: as regras tentaram rotular os jovens, porém não os transformaram, simplesmente as impor é fácil, entretanto devemos é vive-las!
    E sim, todos temos uma missão. Tudo tem um propósito em nossas vidas, há pessoas ao nosso redor que precisam conhecer o verdadeiro amor de Cristo, muitos jovens que precisam ser impactados, levam uma “vida na boa” e na hora do “peso” os que eram denominados amigos nem ao menos estão ao lado para confortá-los; sendo assim, muitos jovens ao invés de irem a Cristo por amor, optam pelo caminho da dor.
    Mas não devemos nos conformar, é preciso atuar, e sim, serão nossas atitudes as responsáveis por evangelizar.
    O jovem tem que acreditar em seu potencial e tornar-se “pescador de homens”!!!

    Valeu garotooo..
    Que Deus continue a te abençoar cada dia mais e mais sempre!

    ResponderExcluir
  17. Daniel

    Como educadora cristã que sou, estou muito preocupada com a nossa UPA. Principalmente porque minha filha, não quer mais participar das programações. Lembro muito de nossa UPA( minha e de meu esposo) fomos felizes e nos conhecemos em atividades da igreja.
    Mais, penso que não foi feito nada por alguns deles que sofreram bullyng e foram ignorados.
    Na minha época também muitos jovens e adolescentes deixaram a igreja por se sentir infelizes, pois o tratamento dado a eles não foi o que a bíblia ensina.
    Em nosso lar procuramos orientar nossa filha, mais o que dizer de pessoas que maltratam os outros ou acham que são melhores menosprezando a capacidade de cada um.
    Gostaríamos que nossa filha fosse a UPA, pois ela gostava muito. Na igreja ela continua indo porque gosta e também porque teve seu encontro pessoal. Mas é na adolescência que construimos nossos ideais e sinto que muitas vezes senti muita omissão.

    ResponderExcluir
  18. legal, boa dani..
    só acho q a gnt ta flando muito e fazendo pouco, na nossa igreja ainda q a UPA nao é "respeitada" o conselho nao nos "apoia", só q e ai? o q a gnt ta fazendo pra provar q nós podemos muito mais do q eles pensam? esse ano 2009 foi muito bom pra UPA sim, mas internamente.. quero ver 2010 acabar a gnt com uns 20 adolescentes novos, trabalhos, cultos estourando em americana e afora.. isso eu desejo demais, e muitos dos adolescentes tb.

    Entao 2010 é nois estourando a regiao!

    abraço brother ;)

    ResponderExcluir
  19. Olá Daniel, achei o seu blog e gostei muito viu, parabens , realmente percebi que você é uma pessoa usada por Deus e tem planos para o futuro da vida cristã...
    Tenho 16 anos, sou da igreja presbiteriana de Rio Claro -SP, e praticamente nasci na igreja, os meus pais sempre me eduacaram em torno da fé cristã e hoje eu os agradeço porque tenho uma base que muitos adolescentes e jovens infelizmente não tem, em questão de liderança de jovens você está totalmente certo, hoje é dificil encontar alguem que realmente se dedique a firmar as ideias dos adolescentes em cristo e com a falta de pessoas que façam isso os adolescentes acabam se afastando, conhecendo e gostando de um outro lado do mundo!( como dizem "as coisassss boasss da vida" )Mais cada um faz sua parte, cada um faz o que pode, o bom é que muitas pessoas como você se dedicam a mudar isso...
    Fique muito feliz de ver o seu trabalho aqui, com certeza alcançara muitas vidas e Deus usa pessoas como você para isso se realizar, parabens!

    Fica com Deus viu, beijoo!!
    Déborah Ceccatto - deby_zzzinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Meo parabéns, que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir