terça-feira, 27 de agosto de 2013

Nós somos UM


No sábado, 24/08, tive a oportunidade de participar do 1º Congresso do UMADCLI, com o tema REFORMADORES EM UM NOVO TEMPO. Foi um evento organizado pelas igrejas da Assembleia de Deus de Limeira-SP. Havia aproximadamente uns 400 jovens naquela chácara e ali passamos o dia.
O JVnaEstrada participou conduzindo a recreação e também apresentando um peça de palhaço chamada “Os Quatros Reis”!
Quando cheguei fiquei um pouco “recioso”, seila, é difícil de explicar...
A maioria dos jovens estavam muito bem arrumados! (alguns até de terno) Pensei durante alguns minutos que eles não participariam das atividades que tínhamos preparado. (Ginastiquinha e brincadeira de roda)
O culto começou, a banda tocou, o pastor pregou, e depois de um pequeno intervalo, nós (Eu, Guto e Saito) entraríamos com as atividades. 
Atrás do palco, a dúvida permanecia, e eu, como líder da equipe, não queria deixar isso transparecer aos meus amigos. Eles estavam muito mais animados do que eu, e por isso, eu tentava me convencer de que tudo daria certo. (mas ainda pensava que seria uma “vergonha alheia”)
O organizador, com o microfone na mão, começou a chamar os jovens para dentro do salão, dizendo: “Ai galera, vamos entrar que agora vai rolar o JVnaEstrada”. A galera foi entrando, e depois de uns 3 ou 4 minutos eles começaram a gritar: “JV, JV, JV, ....”. Minhas dúvidas acabaram ali! Naquele momento eu tomei um “choque de animo/energia”, e entrei naquele palco como poucas vezes na minha vida. O Saito puxou a primeira música, o Guto a segunda, e aquela galera não parava de gritar e pular.
Depois das ginastiquinhas, fizemos uma grande roda e cantamos por mais de uma hora o “Aratata e o Ploc”. Foi ANIMAL, e com certeza me faltam palavras para descrever tudo o que aconteceu ali.
-
Por que estou relatando tudo isso?
Pelo “simples” fato de estarmos vivendo um novo momento na Igreja Evangélica Brasileira. Apesar dos grandes absurdos que vemos e ouvimos no mundo “gospel”, ali tive a certeza de que Deus está movendo a nossa juventude, nos direcionando a cinco aspectos, que considero, importantes para um avivamento no Brasil:
1-    A busca intensa por conhecer cada vez mais a Deus. (quem Ele é, e o que faz)
2-    A ousadia de quebrar alguns paradigmas que a religiosidade nos impôs.
3-    A coragem de questionar o que é realmente bíblico e o que é invenção humana.
4-    A luta por erguer a bandeira do amor, a fim de alcançar os menos favorecidos.
5-    A garra por ver uma aproximação entre as denominações, fazendo-se possível, no mínimo, o diálogo e o amor entre elas.
Talvez você não veja isso, por vários motivos. Pode ser pela razão de não visitar outras denominações há anos, e ou ainda por ter a ideia de que a sua denominação está certa, e as outras erradas. Por isso, ao invés de tentar unir, você prefere separar.
Nós estamos cansados de brigar entre nós mesmos! Há maior incoerência no “evangelho” do que esta? Igrejas que servem ao mesmo Deus, brigando entre si! Igrejas que publicam diariamente artigos ferindo os irmãos de outras denominações! Quando é que seremos bem vistos pela sociedade, se continuarmos nos devorando?
Conheço um pastor que se passa por puritano, mas fica o dia inteiro caçando alguns escândalos no meio evangélico para criticar! (será que ele não percebe que essa é a maior evidência que ele está mal no ministério, pois para tapar as suas falhas, critica o outro, afim de que suas próprias ovelhas não vejam seus erros)
Somos a geração que se levanta para amar o desprezado, mas primeiramente para nos amar e nos respeitar! (Gal 6.10 – Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé).
As diferenças teológicas vão sempre existir, e elas são boas, porque podem nos levar ao crescimento espiritual!
Eu não sou do tipo “desigrejado”, sou presbiteriano e não escondo isso de ninguém. Tenho tentado voltar sempre ao lema da Reforma, “UMA IGREJA REFORMADA, SEMPRE REFORMANDO”. Tenho minhas convicções teológicas, e no debate teológico com certeza terei alguns pensamentos totalmente diferentes dos irmãos pentecostais e neopentecostais, mais isso vai me impedir de amá-los, e de estar em comunhão com eles? Não!
Só este ano, pela graça de Deus, tive o privilégio de pregar em igrejas de tradições bem diferentes: Assembleia de Deus, Batista, Brasil para Cristo, Presbiteriana, Quadrangular, entre outras... E nesses encontros tenho tentado dizer que:
- Está na hora de lutar a favor das coisas que nos unem!
- As convicções teológicas tendem a nos separar, mas a cruz é a chancela que nos uni.
- As divergências devem ser o maior motivo para estabelecermos um diálogo sadio, pois estaremos sempre abertos a aprender uns com os outros.
- A Bíblia deve reger a nossa vida e os nossos cultos, de tal maneira que tudo o que não procede dela, deve ser retirado de dentro das nossas comunidades.
É um grande prazer participar desse movimento de Deus no Brasil! E que Ele nos abençoe.
Daniel M. Coelho

3 comentários:

  1. Com certeza foi um dia incrível!
    A alegria nos tomou de uma forma especial!
    Fico feliz em ver que, apesar de diferenças teológicas, conseguimos manter a comunhão, em Cristo! Quando a comunhão acabar, acabou a IGREJA DE CRISTO, pois ela é um CORPO!
    Abraço, meu irmão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dany Boy rsrs!

    Venho em nome de todos os jovens da Umadcli, aqui no seu espaço expressar o carinho e gratidão que sentimos pelo trabalho que vcs fizeram aqui em Limeira. Foi um dia maravilhoso, e ficamos muito felizes em saber que ainda tem servos de Deus que procuram viver a expressão do evangelho de uma forma tão aberta, ampla e despretensiosa como vcs. Os jovens amaram o trabalho do JV e querem que vcs voltem. Durante todo o tempo que gastamos organizando o evento, sempre pedimos a Deus que o Espírito Santo ministra-se na vida desses jovens a sabedoria pra entender tamanha alegria que trabalho de vcs expressa. Em um dia tão rápido como foi, aprendemos a amar vcs e a desejar cada vez mais entregaras áreas de nossa vida que antes achava-mos não competir a Deus. Depois leia a postagem em nosso Blog também, essa semana ela estará disponível. (http://umadcli.blogspot.com.br/)

    Obrigado por tudo, pela atenção, por acreditar em nós como igreja do Senhor e irmãos na fé! Oramos agora pra que Deus abençoe cada vez mais esse ministério e leve cada vez mais longe a mensagem dEle através de vcs!

    ResponderExcluir
  3. Que possamos viver sempre nessa comunhão!!!
    Parabéns á você Daniel, e a equipe JV

    ResponderExcluir