quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Eles não sabem de nada!



Quantas vezes vemos nossos amigos, adolescentes ou jovens, reclamando que os pais não os entendem! Não entendem seu estilo, seu comportamento, suas escolhas! É sempre aquele papo de “na minha época era diferente” ou “com a sua idade eu já era tal coisa”! Fala serio vai, isso enche o saco! Por outro lado quantas vezes escutamos dos nossos pais, “você não me entende! Eu falo A, você entende B, parece que vive no mundo da lua”.

A realidade é que nossos pais (e por que não, nossos líderes, chefes e professores) não percebem claramente que o tempo passou, que as coisas mudaram e que o mundo que a gente conhece não é o mundo que eles conheceram!

Alguns chegam a dizer que o mundo sempre foi e sempre será o mesmo, mas podemos confrontar esse argumento com os seguintes questionamentos: Há 20 anos havia celular? Smartphone? Internet? Redes sociais? Orkut? Blog? Twitter? Vlog? Havia globalização como a conhecemos agora? Sendo assim devemos concordar com a afirmação de alguns estudiosos de que a evolução do mundo nos últimos 40 anos é equivalente a 500 anos de evolução anterior, entendeu? Não né... É assim, de 1970 à 2010 evoluímos o que anteriormente demoraram de 1470 à 1970. Isto comprova que existe um abismo entre nós e nossos pais e avós.

Definitivamente, o mundo não é o mesmo!

Algumas coisas nossos pais e líderes nunca vão entender, ao mesmo tempo, existem outras que também nunca vamos viver, por exemplo: A TV na época não tinha o poder que tem hoje. Os programas humorísticos não eram tão banalizados e baixos como os de hoje, o humor era simplesmente humor. Os desenhos não influenciavam as crianças ao homossexualismo. As novelas não propagavam o divorcio, a corrupção e a sexualidade! Nossos pais podiam brincar na rua sem se preocupar com violência, faziam corrida de carrinho de rolemã ao invés de jogar Mario Kart, jogavam bola na rua ao invés de Winning Eleven, se divertiam com os amigos pessoalmente e não pelo MSN! É certo que há vantagens e desvantagens!

Hoje em dia podemos falar com amigos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, no Paraná e etc. Mais do que isso, podemos falar com amigos nos EUA, na Inglaterra, no Japão! Podemos ver shows online que dificilmente veríamos em casa, a fato é que podemos viajar o mundo sem sair do quarto!

Realmente, Eles não sabem de nada! Mas quem?

Os jovens e os adolescentes não sabem de nada dos tempos antigos! E os adultos não sabem nada do nosso tempo! A idéia é bem essa, mas acho podemos nos abrir mais e tentar melhorar este quadro.

Que tal se a gente mostrar para os nossos pais, líderes, chefes e professores como é a nossa vida, conectada, dinâmica, real time, e como valorizar a inovação? “junto com essas tentativas, recomendamos muita maracujina e paciência, aheuhea”.

E que tal aprender com eles como valorizar os relacionamentos mais profundos e tangíveis, como se divertir sem tecnologia, como aprender a respeitar a experiência?


Eles não sabem de nada! E nunca saberão se continuarmos esta briga de quem é que sabe, e quem não sabe!

Por @daniboy86 e @sfsato

6 comentários:

  1. Se nenhum nem outro tiver paciência pra "entrar no mundo" do outro, ng nunca ng saberá nada! Mas, o #fato é que todos temos a aprender uns com os outros neh! ... Os tempos dos nossos pais tem um sabor de liberdade q os nossos adolescentes infelizmente nunca conhecerão... já os nossos pais perdem tempo de não conhecerem o dinamismo desse mundo tecnológico dooidão de hj! heheheee esse mesmo q aproxima pessoas q amamos e q estão a km de distâncias da gente... isso aee.. mta maracujina pra ambas as partes tentar conhecer esse abismo entre os "dois mundos", pq realmente ambos teem seus atrativos, vantagens e desvantagens... ótimo post boys! like always! ;D Daniboy Mala... gostei qdo tu citou "Hoje em dia podemos falar com amigos em Minas Gerais," shuahsuahsuahsuha .... sdd manoooo!!!!
    Bjokaa na ponta do nariz!!
    Deus abençoe tuda horaaaa!!!
    *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo nosso primeiro post! Tá aí um texto que fala muito sobre a nossa juventude espalhada por aí! hehehe


    Momento propaganda: quem quiser saber mais sobre as coisas que eu escrevo, sobre esse conflito de gerações, só acessar: http://EuSouY.blogspot.com!

    hehehe

    Bjão, Dani! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Por analogia:
    Nós nunca saberemos qual dor é mais aguda: a dor do parto, no caso das mulheres; ou levar um chute no meio das pernas, no caso dos homens, porque nunca ninguém vai passar pelas duas experiências! (eu espero...)

    heuaheuhuhuha

    As gerações adquirem suas características por meio da influência do ambiente e das pessoas.
    E como vocês citaram, o mundo está em constante mudança, portanto teremos diferentes tipos de geração.

    Mas essa é a beleza da vida. Uma geração aprende com a outra. Seja por ouvir o que a outra tem a dizer e aceitar os conselhos, ou simplesmente por ignorar esses conselhos e bater de cara no muro algumas vezes.

    Curti!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Daniel, foi muito bom conhecer você!
    Aprendi muitas coisas durante esses dias e você foi uma pessoa que me ensinou que Deus fala tudo aquilo que precisamos ouvir de uma forma tão simples e clara... nem sempre são coisas faceis, mas com certeza é aquilo que Deus quer fazer, pois a vontade Dele é boa, perfeita e agradável!!!
    Que Deus continue te abençoando e te usando cada dia +!

    Em março se Deus quiser estaremos aí!!!

    Bjos
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, bom texto e com boas questões para serem refletidas de ambas as partes. Insisto porém na imutabilidade das verdades bíblicas....estas sempre são e serão as mesmas, idependente das gerações, das épocas, das tecnologias, dos gostos, das vontades.....ou seja independente do tempo ter passado, das coisas terem mudado, do mundo ter mudado.

    Deus te abençoe,Loide

    ResponderExcluir
  6. ‘A maior de todas as misérias é o desconhecimento da providência de Deus – e a suprema bem-aventurança é conhecê-la. (João Calvino)

    Por isso, precisamos pregar!!
    Bom o artigo, que o Senhor continue te capacitando e te usando na obra dEle.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir